sábado, 1 de agosto de 2009

ALCOOLISMO: PROBLMA SOLUÇÃO


DÁRIO TEIXERA COTRIM

Sempre que retiro da estante o livro Alcoolismo: Problema e Solução, do ilustre professor João Walter de Godoy Maia, para uma leitura necessária e contínua, fico a imaginar como é importante a contribuição deste trabalho literário para o conforto daqueles que sofrem com seus dependentes do álcool no seio familiar. Não são somente esses dependentes que devem ler este livro. Mas, muito mais, devemos todos nós para que possamos inteirar dos conceitos e das prevenções e de alguma forma ajudarmos a quem precisar desses esclarecimentos.

Eis que vê na obra do companheiro João Walter muito de sua vida, quer através dos assuntos abordados, quer através das idéias expostas, o que nos leva a crer no interesse em trazer algumas observações e ao mesmo tempo abrir caminhos relativos a vários problemas versados pelo autor. Sem dúvida que se trata de um trabalho de profunda investigação e com elementos importantes para o conhecimento da cura do alcoolismo, uma doença que afeta a sociedade como um todo e em conseqüência disso, também às pessoas que dela fazem parte. É importante entender que o alcoólatra se sente muito mais doente não quando ele bebe, mas quando ele deixa de beber. Afirma o professor João Walter de Godoy Maia.

Quanto ao vocabulário empregado, o autor destaca que, embora predominem termos alusivos estritamente ao alcoolismo é uma linguagem igualmente didática. Neste documentário não é comum encontrarem-se expressões elevadas e nem mesma erudita, ainda que no geral seja uma escrita de linguagem bastante comum. Disse Ismael Pontes Junior que o livro apresenta, de maneira simples e objetiva, pela experiência do autor no trato do assunto, esclarecimentos que desmistificam a problemática do alcoolismo e, ao mesmo tempo, sugere propostas de solução adequadas. O simples fato de o trabalho ser dedicado a análise do alcoolismo, ainda assim justifica plenamente a sua apreciação no campo específico da literatura.

Entretanto, a principal preocupação do autor, “vitorioso na sua luta contra o alcoolismo, no exame minucioso desta doença, na necessidade íntima de ajudar o próximo, de resgatar uma vida. Por todos esses motivos ganha mais uma batalha certo de que a sua missão ainda continua”. Assim define com muita propriedade o professor Rogério Alvarenga. Por tudo isso é que é questionado a si próprio: o que é alcoolismo? O que é dependência? Onde termina o uso apropriado e começa o abuso? Que medicação deve ser considerada droga no sentido de dependência? São perguntas que todos os leitores precisam saber responder.

Apesar dos senões apontados, de resto advindos de problemas alheios ao seu propósito primeiro, este documentário pelos graves e atualíssimos distúrbios que são levantados e pelo apaixonado tratamento que lhe confere o autor, merece figurar entre as obras de importância aparecidas ultimamente entre nós, como mais uma contribuição para o aclaramento do alcoolismo com que se defronta a nossa sociedade. Por outro lado, é preciso dizer que, quando se faz um estudo de relevancia inquestionável em favor dos mais necessitados, a sociedade jamais se esquecerá de agradecer o gesto cristão de quem a produziu. Também queremos deixar aqui registrada as nossas depretenciosas considerações sobre o livro de João Walter para conhecimento dos nossos leitores. Parabéns João Walter de Godoy Maia pelo brilhante trabalho literário intitulado Alcoolismo: Problema e Solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário