segunda-feira, 8 de junho de 2009

FAMÍLIA GUARANI – 50 ANOS DE HISTÓRIA - José Ferreira da Silva


Dário Teixeira Cotrim

O livro Família Guarani – 50 anos de história é um maravilhoso álbum esportivo todo recheado das mais belas recordações esportivas do Guarani Esporte Clube, de Porteirinha. Nele estão inseridas as mais significativas lembranças do esporte amador daquela cidade, sendo que a maioria delas foi vivida pelo seu autor José Ferreira da Silva, apelidado de Pelé de Galdino. Aliás, o escritor da obra, na verdade, promoveu o resgate histórico de uma grande família esportiva, enumerando assim todas as suas realizações com depoimentos fidedignos, fichas técnica dos atletas, torcedores e admiradores. Também consta do seu livro uma belíssima coleção de fotografias em épocas diversas, o que valorizou substancialmente o seu já valoroso trabalho de pesquisa. Em vista disso, o acadêmico de letras Wanderlino Arruda na apresentação da obra de José Ferreira da Silva ressaltou que o livro Família Guarani – 50 anos de história trata-se, com todos os méritos, “de um valioso e importante registro de vida e vivência do futebol norte-mineiro”.

Pois bem, Família Guarani – 50 anos de história não é um livro com características literárias. E nem poderei sê-lo. Até porque o assunto que é tratado aqui – o que requer a paciência de mineiridade no exercício da memorização – demonstra o difícil caminho percorrido por aqueles que prestaram adjutório nas pesquisas de Pelé de Galdino. Por outro lado, os leitores amantes do futebol-de-campo certamente retornarão ao passado quando discorrer as páginas mágicas do livro em busca das mais variadas curiosidades futebolísticas do Guarani Esporte Clube. Por isso, prezado leitor, apraz-me muito poder opinar sobre este belo trabalho de pesquisa histórica que é uma obra onde os causos são passados a limpo com sabores de eternas saudades. Há, também, uma dose excessiva de lembranças em cada página dedilhada ao ritmo da nossa curiosidade. É um belo livro! Repito. É um belo livro que irá encantar todas as camadas sociais da hospitaleira cidade de Porteirinha.
O trabalho magistral de José Ferreira da Silva, pela sua investigação objetiva do que se fez, testemunha uma necessidade de reaver novos critérios para que a história do futebol amador das pequenas cidades seja preservada com o carinho merecido. Assim sendo, com uma precisão invejável, e com minúcia de detalhes e abundância de informações, o popular Pelé de Galdino se imortalizou para os porteirinhenses e, por outro lado, imortalizou o futebol amador da cidade de Porteirinha. Em verdade, isso se evidencia claramente com a publicação do livro Família Guarani – 50 anos de história. Em suma, devemos confessar que não conhecemos outro trabalho sobre o futebol amador norte-mineiro senão os das equipes futebolísticas das grandes cidades brasileiras.
O atleta-escritor José Ferreira da Silva – ou simplesmente Pelé de Galdino – é natural da cidade de Porteirinha. Concluiu o curso de Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Montes Claros – Fafil. Ele é pós-graduado na área de Metodologia pela Faculdade de Claritinas, no Estado de São Paulo. Pegando carona nas palavras de Wanderlino Arruda, que foi o seu professor em tempos de Fafil, registramos o que disse ele sobre o autor do livro: “sinto sua vitória também como minha, ele e eu sempre aprendizes. E tenho certeza de que isso nos faz incrivelmente felizes”.
O lançamento do livro Família Guarani – 50 anos de história aconteceu no Clube Social de Porteirinha com a presença de vários acadêmicos da augusta Academia Montesclarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Muitos poucos são os escritores que, como José Ferreira da Silva, o Pelé de Galdino, tenham obtidos sucessos perfeitos entre o que fizeram e o que escreverem sobre o que se fez. Quem duvidar poderá conferir. Mas que o faça viajando nas doces lembranças contidas no livro Família Guarani – 50 anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário